4 diferenças entre metodologia de estudo e coaching para concursos

Duas abordagens ficaram muito comuns nos estudos para concursos, métodos de estudo/aprendizagem e coaching para concursos, você conhece as principais diferenças e convergências entre eles?

Os métodos de aprovação apresentam um formato em etapas a serem seguidas para obter aprovação em concursos. Visam sanar uma lacuna de nossa edução formal que é a de aprender a aprender. Geralmente têm uma marca pessoal de algum servidor que obteve sucesso em uma determinada carreira.

O coaching para concursos segue as linhas básicas do coaching, com uma abordagem personalizada, compatibilizando o projeto de vida pessoal do coachee (cliente) com o projeto de aprovação. O bom processo de coaching inclui em seu repertório a aprendizagem com os aspectos mais relevantes ao coachee.

Se você não sabe o que é coaching leia esse artigo aqui que eu escrevi e se tiver alguma dúvida me escreva na área de contato do site.

Elenquei abaixo 4 diferenças entre métodos de aprendizagem e coaching para concursos.

Característica
Método
Coaching
Investimento $
Médio
Alto
Personalização
Baixa
Alta
Processo
Depende do cliente
Gradual com auxílio do coach
Base na experiência do
Professor / Instrutor
Cliente / Coachee

Não há um abordagem certa ou errada, assim como um método de aprovação pode utilizar ferramentas de coaching e um processo de coaching utiliza ferramentas de métodos de aprovação (ou metaprendizagem).

A decisão depende da situação e necessidades do concursando. Embora óbvio é importante de destacar isso, no meu caso eu utilizei duas abordagens de coaching em grupo que são um mix de coaching e metaaprendizagem. Alguns concursandos inclusive não precisam disso pois já entram no mundo dos concursos com um bom aprendiz esse não foi o meu caso.

Esse artigo é baseado na minha experiência e observação, não conheço estudo sobre o assunto se você não concorda deixe seu comentário ou entre em contato.

Bons estudos…

Publicado por

Guilherme

- Administrador pela Universidade de Brasília - UnB - Servidor público federal no cargo de Analista Administrativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviários. - Foi coordenador de cursos a distância na ENAP, na área de educação, cargo Técnicos em Assuntos Educacionais. - Atuou ainda no IRBr - Instituto Rio Branco, Banco de Brasília - BRB e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos mediante aprovação em concursos públicos - Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada. - Especialista em Gestão e Regulação pela FGV (cursando)

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