Estudar para concursos tem que ser sempre difícil?

Nesse artigo vamos ver uma ferramenta de coaching aplicável aos estudos para utilizá-la na medição do esforço nos estudos para concursos.

A origem e o criador dessa ferramenta não é muito certa porém o modelo é muito interessante para aplicação nos estudos.

Essa ferramenta separa nosso estado atual em três zonas:

  1. Conforto
  2. Aprendizado
  3. Descontrole

Slide1

A zona de conforto tende a manter nosso estado atual, ou seja, as coisas tendem a se manter da forma como estão, representa segurança. Nos estudos para concurso quando estamos nessa situação tendemos a ter resultados futuros semelhantes ao passado.

Na zona de aprendizado é que a mágica acontece, é a situação em que nos sentimos desafiados e que crescemos e passamos para o próximo nível. Nela sentimos um certo desconforto ao sair da zona de conforto e é assim que evoluímos e passamos para o próximo nível.

Na zona de descontrole, forçamos o resultado e não temos habilidade ou não sabemos como fazer determinada atividade. Pode ocorrer também porque se perdeu a janela de oportunidade (timming) para desenvolver a atividade.

Se vc pensou, ah eu adoro a zona de conforto tenha isso em mente: quando ficamos na zona de aprendizado estamos também ampliando nossa zona de conforto é o que acontece quando começamos a dominar uma disciplina ou alguma habilidade para aprovação em concursos. No início é difícil mas com o tempo vamos destravando, tendo mais facilidade e no fim até gostando.

Nos estudos estamos constantemente transitando entre essas “zonas” nosso objetivo deve ser sempre nos monitorarmos e buscarmos ao máximo nos manter na zona de aprendizado.

Publicado por

Guilherme

- Administrador pela Universidade de Brasília - UnB - Servidor público federal no cargo de Analista Administrativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviários. - Foi coordenador de cursos a distância na ENAP, na área de educação, cargo Técnicos em Assuntos Educacionais. - Atuou ainda no IRBr - Instituto Rio Branco, Banco de Brasília - BRB e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos mediante aprovação em concursos públicos - Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada. - Especialista em Gestão e Regulação pela FGV (cursando)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s