Cultura organizacional esta relacionada a função administrativa organização e é bem explorada pela disciplina de Gestão de Pessoas. Vejamos seu conceito.
Cultura organizacional é o conjunto de normas informais que orientam os membros das organizações, é formada por crenças, hábitos, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados pelos membros da organização.
Esse é um conceito mais complicado e que pode aparecer na sua prova, tome especial cuidado para não confundir com clima que está relacionado às impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ou seu ambiente de trabalho.
- Artefatos: primeiro nível da cultura, mais superficial, visível e perceptível. Incluem produtos serviços, padrões de comportamento, coisas, eventos, símbolos, histórias, heróis, lemas, cerimônias anuais. Ou seja tudo que pode ser percebido visual ou auditivamente como cultura da organização.
- Valores compartilhados: segundo nível da cultura, são valores, razões, crenças, justificativas aceitas por todos os membros. Geralmente, são criados originalmente pelos fundadores da organização.
- Pressuposições básicas: terceiro nível da cultura organizacional, mais oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.
Referência:
Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 2ª reimpressão.
Publicado originalmente no Blog admparaconcursos.wordpress.com