Função Organização

Nesse post vamos abordar a função organização. Esse é um assunto bem cobrado pelo CESPE e bastante difícil.

Vamos direto ao ponto, o que significa organização?

Organização tem dois sentidos, um como uma função administrativas, e um como uma espécie de instituição. Nosso foco é no primeiro e o segundo sentido abordamos no primeiro post da série de conteúdo para o concurso do TCU.

Organização no primeiro sentido é a função administrativa responsável por atribuir tarefas, agrupar tarefas em departamentosalocar recursos para a execução de tarefas.

Está relacionada ao arranjo e a disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos.

A organização tem duas perspectivas a horizontal e a vertical. Na horizontal definem-se as tarefas agrupadas em departamentos (departamentalização) e na vertical a definição formal de linhas autoridade e responsabilidade (cadeia de comando, amplitude de controle), também chamada de estrutura organizacional, desenho/arquitetura organizacional.

Assim como no planejamento (ver post anterior) a organização ocorre em todos os níveis organizacionais (ETO – estratégico, tático e operacional) em cada um há uma função a ser realizada:

  • Estratégico: estabelece o desenho organizacional (toda organização).
  • Tático: estabelece o desenho departamental das unidades organizacionais.
  • Operacional: estabelece o desenho de cargos e tarefas.

Veja na tabela:

Captura de ecrã 2015-07-15, às 9.00.28 PM

A estrutura organizacional vai definir o organograma pela definição das tarefas atribuídas às unidades organizacionais (divisões, departamentos, setores), definir as relações de subordinação (níveis hierárquicos e amplitude de controle) e a forma de comunicação entre as unidades e pessoas.

Vamos definir o que é cada uma dessas coisas antes de progredir, para não dar um nó na sua cabeça:

Organograma: é a representação gráfica da organização, você com certeza já viu um, são aquelas linhas com caixinhas que representam os departamentos.

Subordinação: são as relações de autoridade e responsabilidade entre departamentos e pessoas. Autoridade é o poder de dar ordens e cobrar resultados, responsabilidade é o dever de executar tarefas atribuídas e prestar contas pelos resultados do trabalho.

Hierarquia Administrativa: é número de níveis administrativos  que uma organização adota para assegurar a realização das tarefas e o alcance dos objetivos organizacionais.

Desenhei para ficar mais claro:

Captura de ecrã 2015-07-16, às 9.48.44 PM

Nessa imagem podemos ver 3 níveis administrativos, que seriam: presidente (presidência), diretores (direção) e Gerentes (Gerência). Existem 7 unidades organizacionais e as linhas do organograma representam as relações de subordinação. Destaquei em vermelho a relação de autoridade e responsabilidade com setas para indicar que um departamento ou pessoa tem responsabilidade em relação ao departamento acima (presidência) e que o presidente tem autoridade em relação ao departamento abaixo, na verdade todos…

Bom pessoal, mas isso tudo acima é para que vc possa compreender o que despenca nas provas do CESPE, que é departamentalização.

Para abordar departamentalização vamos começar do início. O que é departamentalização?

Departamentalização é a definição organizacional sobre a especialização horizontal, ou seja os desdobramentos das diferentes áreas da organização.

Vamos ver os principais tipos de departamentalização:

  • Funcional: é o agrupamento de atividades baseadas no uso de habilidades, conhecimento e recursos similares. São formadas pelas principais funções especializadas ou técnicas. Exemplos: produção, comercialização, finanças. Vejamos as características:

Captura de ecrã 2015-07-17, às 9.03.56 PM

  • Divisional: departamentos são agrupados de acordo com o resultado organizacional produzido. Cada divisão é uma unidade autocontida e autosuficiente para produzir um produto ou serviço. Também é chamada de estrutura por produto, por projeto ou unidades autocontidas. As Unidades Estratégicas de Negócios (UEN) são uma variação da divisional. Características:

Captura de ecrã 2015-07-17, às 9.13.48 PM

  • Matricial: é a combinação da funcional e da divisional, também denominada de organização em grade ou matriz, envolve cadeias de comando divisionais e funcionais (duplicidade/ambiguidade de comando) simultaneamente na mesma parte da organização. É uma estrutura mista utilizada quando a organização deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais. Características:

Captura de ecrã 2015-07-17, às 9.23.36 PM

  • Por equipes: é uma abordagem que organiza as pessoas em equipes multifuncionais em organizações horizontalizadas (poucos níveis hierárquicos). Pode ser de dois tipos: multifuncionais e permanentes. Na multifuncional ou equipes cruzadas, os funcionários de diversos departamentos funcionais são agrupados em equipes para resolver problemas comuns, é semelhante à matriz. Nas equipes permanentes, as equipes são como departamentos e as pessoas da equipe se subordinam ao mesmo supervisor, as equipes existem desde o topo até a base da organização. Características:

Captura de ecrã 2015-07-17, às 9.46.32 PM

  • Em rede: a organização desagrega suas principais funções em companhias interligadas por uma pequena organização central. Em vez de juntar as funções de produção, marketing e finanças em uma mesma organização esses serviços são proporcionados por organizações separadas que trabalham sob contrato e conectadas eletronicamente ao escritório central. Seu organograma é estrelado ou circular.

Captura de ecrã 2015-07-17, às 10.07.27 PM

Além desses tipos de departamentalização existem os seguintes tipos de organização, entre outras:

  • Híbridas: adotam diferentes tipos de departamentalização em uma mesma organização, geralmente variando entre cada nível organizacional.
  • Virtuais: dispensa escritórios convencionais, prédios e instalações físicas. São estremamente simples, flexível e ágil e totalmente assentada em tecnologia da informação (TI).
  • Organizações burocráticas: forma de organização baseada na lógica, na ordem e no uso legítimo da autoridade, baseada nos pressupostos da burocracia de Weber, representa a organização mais mecanicística segundo Chiavenato.
  • Organizações mecanicísticas:  são formas burocráticas de organização que operam com uma autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa divisão do trabalho, amplitudes administrativas estreitas e meios formais de coordenação. Os desenhos mecanísticos apresentam geralmente uma configuração alta e piramidal, muita hierarquia, especialização, formalização e muitas regras e procedimentos.
  • Organizações adptativas: são organizações que operam com um mínimo possível de características burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento.

É importante não confundir a estrutura organizacional com a departamentalização, no desenho organizacional define-se a organização toda, tanto a estrutura vertical como a horizontal ou seja na decisão sobre o desenho organizacional aborda a departamentalização, assim como a cadeia hierárquica, a forma de comunicação os níveis hierárquicos.

Seguem alguns exercícios e qualquer dúvida poste nos comentários.

Questão 1: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Acerca das funções e do processo da administração, julgue o item.

Realiza a função de planejamento do trabalho um gerente que divida o trabalho de sua equipe e designe os objetivos a serem alcançados pela unidade para cada um de seus membros com apoio da análise SWOT.

Questão 2: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

Em ambientes rotineiros, com pouca mudança de mercado, as organizações tendem a adotar estruturas baseadas em processos ou em projetos para que haja melhor condução dos processos produtivos e entrega de produtos e serviços.

Questão 3: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

A adoção pela organização da linha-staff, em que os especialistas de staff não interferem nas decisões das unidades para as quais prestam serviço, gera a desvantagem de criar uma área de assessoria de tipo linear e com autoridade única, duplicando os gastos dos recursos organizacionais.

Questão 4: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.

Questão 5: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

Nas estruturas organizacionais centralizadas, apesar da demora nas decisões, o processo decisório tende a percorrer toda a cadeia de comando, levando as pessoas a participarem da decisão.

Questão 6: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.

Questão 7: CESPE – Admin (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

Organizações que busquem inovações contínuas para o mercado tendem a migrar de estruturas departamentais matriciais para estruturas funcionais verticais, o que resulta em ganhos na capacidade produtiva e na otimização de recursos organizacionais.

Questão 8: CESPE – Ag Adm (MDIC)/MDIC/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue o item a seguir.

Há distinção entre descentralização de atividades e descentralização de autoridade; por exemplo, as atividades de grandes multinacionais são descentralizadas, ou seja, desenvolvem-se em vários locais, entretanto o poder organizacional, em geral, centraliza-se nas sedes dessas empresas.

Questão 9: CESPE – Ag Adm (MDIC)/MDIC/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue o item a seguir.

A organização por competência é um tipo de estrutura organizacional que consiste em designar responsabilidades às pessoas conforme suas competências. A desvantagem desse tipo de estrutura organizacional é a ausência de descrição formalizada de cargos.

Questão 10: CESPE – Ag Adm (MDIC)/MDIC/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue o item a seguir.

A estratégia é um fator que influencia na escolha da estrutura organizacional; por exemplo, as estratégias de inovação e crescimento exigem organizações por projeto.

Questão 11: CESPE – Ag Adm (MDIC)/MDIC/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue o item a seguir.

Embora o modelo funcional de departamentalização seja apropriado para organizações de pequeno porte, ele também pode ser utilizado pelas grandes empresas que executam suas operações em uma mesma área geográfica.

Questão 12: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte.

A redistribuição do poder e as mudanças dos estilos de chefia são exemplos de consequências da delegação nas estruturas de comando das organizações.

Questão 13: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte.

As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais por terem a especialização do trabalho como elemento central.

Questão 14: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte.

A afirmação “Chega-se mais longe cooperando do que espiando o vizinho” evidencia a estrutura horizontal ou em rede, segundo a qual as organizações se centram em suas competências essenciais e complementam suas habilidades com outras organizações parceiras.

Questão 15: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

A respeito das estruturas organizacionais, julgue o item seguinte.

Quanto mais níveis hierárquicos existirem em uma organização, maior será a amplitude de controle prevista para os cargos de comando ou chefias.

Questão 16: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Com base em temas importantes para a administração, como projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue o próximo item.

Em uma estrutura de projetos, o controle realizado por meio de relatórios de progresso, custos, orçamentos, desempenho e riscos constitui uma atribuição de primeiro nível para que os resultados do projeto sejam monitorados.

Questão 17: CESPE – AA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Com base em temas importantes para a administração, como projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue o próximo item.

Os projetos matriciais incluem pessoas de diferentes unidades organizacionais que atuem em áreas funcionais desses projetos.

Questão 18: CESPE – TA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A departamentalização matricial é um tipo híbrido de agrupamento de atividades em que os empregados de várias especialidades se agrupam para realizar tarefas em tempo não limitado.

Questão 19: CESPE – TA (ICMBio)/ICMBio/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A centralização como forma de delegação de competência se caracteriza pela distribuição de poder e pela tomada de decisão estendidas aos níveis mais baixos da organização.

Questão 20: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Julgue o item a seguir, relativo à estrutura organizacional.

Nas organizações, a departamentalização por objetivos é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.

Questão 21: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Julgue o item a seguir, relativo à estrutura organizacional.

Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes.

Questão 22: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Julgue o item a seguir, relativo à estrutura organizacional.

A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração.

Questão 23: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Julgue o item a seguir, relativo à estrutura organizacional.

Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas.

Questão 24: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere ao processo organizacional, julgue o item que se segue.

A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros da organização compete à direção.

Questão 25: CESPE – Ag Adm (CADE)/CADE/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere ao processo organizacional, julgue o item que se segue.

A descentralização é natural nas organizações em crescimento, uma vez que o aumento da estrutura organizacional estimula a tomada de decisões por níveis hierárquicos intermediários.

Questão 26: CESPE – Ag Adm (PF)/PF/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Em relação às características básicas das organizações modernas, julgue o item a seguir.

O desenho organizacional é o processo por meio do qual os gestores selecionam e gerenciam aspectos da estrutura e da cultura organizacionais, que, por sua vez, são importantes para aumentar a eficiência da organização.

Questão 27: CESPE – Ag Adm (PF)/PF/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Em relação às características básicas das organizações modernas, julgue o item a seguir.

O principal propósito da estrutura organizacional consiste em alocar esforços para a execução de tarefas.

Questão 28: CESPE – Adm (PF)/PF/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere ao processo administrativo, julgue o item subsequente.

O surgimento de estruturas organizacionais horizontalizadas e desburocratizadas é resultado da adaptação das organizações contemporâneas aos novos padrões de trabalho.

Questão 29: CESPE – TJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/”Sem Especialidade”/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Nas últimas décadas, a natureza e a estrutura das organizações evoluíram de modelos tradicionais, com base em controle, para modelos contemporâneos, com base em aprendizagem. Com relação às características desses modelos, assinale a opção correta.

  1. a)  Uma característica presente nos modelos contemporâneos é a comunicação verticalizada.
  2. b)  Nos modelos tradicionais, as tarefas costumam ser compartilhadas entre os indivíduos.
  3. c)  Os modelos contemporâneos são marcados normalmente por tomadas de decisão centralizada.
  4. d)  Uma das premissas dos modelos tradicionais é a redução de normas.
  5. e)  A hierarquia flexibilizada caracteriza os modelos com base em aprendizagem.

 

Questão 30: CESPE – TJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/”Sem Especialidade”/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

No que se refere aos diferentes agrupamentos departamentais utilizados atualmente nas organizações, assinale a opção correta.

  1. a)  O agrupamento em que se organizam as pessoas de acordo com o que é produzido na organização denomina-se funcional.
  2. b)  No agrupamento de rede, as pessoas são organizadas de acordo com processos de trabalho ou fluxos de informação.
  3. c)  Agrupamentos multifocados são utilizados por organizações em que se adotam, simultaneamente, dois modelos de agrupamento.
  4. d)  Denomina-se horizontal o modelo que se fundamenta na coordenação e na colaboração com outras organizações, tal como ocorre na terceirização.
  5. e)  No agrupamento divisional, reúnem-se pessoas que executam as mesmas funções ou processos.

 

Questão 31: CESPE – AJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/Administração/2014

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Com relação às abordagens para a departamentalização em organizações, assinale a opção correta.

  1. a) A departamentalização por localização é caracterizada pelo parcelamento das operações da organização em componentes temporais.
  2. b) Na departamentalização por processos, as divisões organizacionais são definidas com base nas atividades operacionais executadas.
  3. c) Na departamentalização por produto, consideram-se as áreas funcionais da organização.
  4. d) Na departamentalização funcional, observam-se os processos desenvolvidos na organização como base para a definição dos departamentos.
  5. e) Organizações que destinam um departamento para clientes industriais e outro para clientes varejistas adotam a departamentalização por objetivo.

 

Questão 32: CESPE – AJ TRE GO/TRE GO/Administrativa/2015

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Acerca de organização e motivação, julgue o item a seguir.

Um hipermercado é um típico exemplo de departamentalização por produtos.

Questão 33: CESPE – TJ TRE GO/TRE GO/Administrativa/”Sem Especialidade”/2015

Assunto: Organização e Desenho Organizacional

Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue o item subsequente.

A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades.

Gabarito

1) Errado 2) Errado 3) Errado 4) Certo 5) Errado 6) Certo 7) Errado 8) Certo 9) Errado 10) Certo 11) Certo 12) Certo 13) Errado 14) Certo15) Errado 16) Certo 17) Certo 18) Errado 19) Errado 20) Errado 21) Errado22) Certo 23) Errado 24) Certo 25) Certo 26) Certo 27) Errado 28) Certo29) E 30) C 31) B 32) Certo 33) Certo

Referências:

Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 2ª reimpressão

Publicado originalmente no Blog admparaconcursos.wordpress.com

Publicado por

Guilherme

- Administrador pela Universidade de Brasília - UnB - Servidor público federal no cargo de Analista Administrativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviários. - Foi coordenador de cursos a distância na ENAP, na área de educação, cargo Técnicos em Assuntos Educacionais. - Atuou ainda no IRBr - Instituto Rio Branco, Banco de Brasília - BRB e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos mediante aprovação em concursos públicos - Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada. - Especialista em Gestão e Regulação pela FGV (cursando)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s