1 Conceito de administração
A administração se refere à combinação e à aplicação (processo decisório) de recursos organizacionais para alcançar objetivos e atingir desempenho excepcional.
- Recursos organizacionais: humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia
2 Objeto de estudo da administração
O objeto de estudo da administração são as organizações
- organizações: sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto deles. grupos sociais deliberadamente orientados para realização de objetivos (fornecimento de bens ou serviços)
3 Formas de estudo de administração
Há várias maneiras de se estudar administração, as duas principais são:
- administração como um processo
- evolução das ideias em administração (teorias administrativas)
3.2. Processos administrativos
Conjunto e sequência das funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle
- processo: sequência de ações que se sucedem para chegar a um ponto. Maneira sistemática de fazer as coisas. Meio, método, maneira de conduzir atividades
3.3 Funções organizacionais
Tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização consiga realizar seus objetivos.
- Tipos mais comuns: produção / operações, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos.
3.4 teorias/escolas/enfoques
Teorias: representações sobre como o mundo opera.
- As teorias administrativas estão baseadas em 6 variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade. Geralmente representaram uma resposta a um problema organizacional.
- 1903 – Administração Científica
- 1909 – Teoria da Burocracia
- 1916 – Teoria Clássica
- 1932 – Teoria das Relações Humanas
- 1947 – Teoria Estruturalista
- 1953 – Teoria dos Sistemas
- 1953 – Abordagem Sociotécnica
- 1954 – Teoria Neoclássica
- 1957 – Teoria Comportamental
- 1962 – Desenvolvimento Organizacional
- 1972 – Teoria da Contingência
- 1990 – Novas Abordagens
4 tipos de organizações
As organizações podem ser classificadas de várias formas, de acordo com o setor da economia podem ser tipificadas em 3 espécies:
- governo,
- empresas e
- organizações do terceiro setor.
4.1 Governo (= primeiro setor)
Governo compreende as organizações do serviço público, que administram o Estado e prestam serviços públicos.
- Estado
- entidade jurídica que ordena a vida dos cidadãos de um pais ou nação
- Funções do Estado: arrecadação de impostos, produção de leis, defesa, justiça, educação, diplomacia, segurança pública
- Estrutura:
- Administração direta: órgãos.
- Administração: indireta, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista
4.2 empresas (= segundo setor)
Organização de negócios, que tem como objetivo vender produtos e oferecer serviços para obter lucro
- lucro: dinheiro que resta para a empresa depois que foram pagas todas as despesas.
- capital: montante de dinheiro investido em uma empresa
- empresas de capital aberto: compostas por capital dividido em ações de diversas pessoas e essa ações podem ser negociadas em bolsa de valores.
- Empresas estatais: é um gênero que possui duas espécies: Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista:
- Empresas Públicas: São composta por capital exclusivamente estatal
- Sociedade de Economia Mista: São empresas de capital aberto em que mais de 50% do capital é estatal.
4.3 terceiro setor
Compreende as organizaações de utilidade pública, que têm origem na sociedade e não no governo. Essas organizações podem ser chamadas de organizações não-governamentais ou ONGs e não têm finalidade lucrativa. Dedicam-se a causas ou representam interesses de um grupo social.