Funções da administração é um tema muito importante e recorrente para quem está estudando para concursos. Na verdade é um tema central, é o núcleo da administração, pelo menos para os Neoclássicos.
Existem vários sinônimos para funções da administração: elementos da administração, funções do administrador, processo administrativo, ciclo administrativo, processo administrativo.
Então, quais são as Funções da Administração? Simples é o PODC, ou seja, são as funções Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, que já vimos no.
E de onde veio isso? Bem as funções da Administração são a evolução dos elementos da administração postulados pelo Fayol, que é um autor da escola Clássica da administração.
Agora você deve estar se perguntando que diabos é escola clássica? Quem são os Neoclássicos? Isso é História ou Administração? As Escolas da Administração serão tratados em outros posts.
Voltando ao nosso assunto, vamos rever os conceitos do PODC, pois a excelência vem com a repetição:
Planejar: significa definir o que a organização pretende fazer no futuro, ou seja define seus objetivos.
Organizar: significa atribuir tarefas e agrupamentos de tarefas em departamentos e alocar recursos para a realização dessas tarefas.
Dirigir: significa o poder de dar ordens e cobrar resultados, modernamente significa influenciar e motivar as pessoas para alcançarem resultados.
Controlar: significa acompanhar e monitorar o desempenho organizacional, ou seja, verificar se o que foi planejado, organizado e dirigido esta ocorrendo.
Chiavenato utiliza esse esquema para facilitar nossa vida e vc tem que levar ele para a prova (o esquema não o Chiavenato e é na mente caso contrário pode ser eliminado):
A última coisa que você tem de saber sobre as funções da administração é que o processo administrativo é uma sequência interativa e cíclica conforme abaixo:
Ao mesmo tempo em que é uma sequência essas funções interagem entre sí e embora haja uma sequência ela não é rígida. Por exemplo, você marcaria certo ou errado para a seguinte afirmação: o controle depende e parte do planejamento. Em uma análise superficial você poderia afirmar que é falsa, pois para se chegar ao controle devemos passar pelas etapas de organização e direção. Entretanto, se observar bem no quadro acima o controle visa verificar se o que foi planejado foi efetivamente realizado, logo ele parte do planejamento.
Vamos para umas questões pois esse post está deixando de ser resumo…
Questão 1: CESPE – Adm (MIN)/MIN/2013
Assunto: Funções Administrativas
A organização é uma combinação de esforços individuais para o cumprimento de propósitos coletivos. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.
Questão 2: CESPE – Ana (BACEN)/BACEN/Área 6 – Gestão e Análise Processual/2013
Assunto: Funções Administrativas
Julgue o item a seguir, a respeito de estratégia e planejamento.
Planejamento é o processo no qual são definidos, após a tomada de decisão, os objetivos a serem atingidos por uma organização.
Questão 3: CESPE – AJ (STF)/STF/Administrativa/2013
Assunto: Funções Administrativas
A respeito dos processos de gestão nas organizações, julgue o item seguinte.
Planejamentos estratégicos envolvem metas de longo prazo, e planejamentos táticos e operacionais, metas de médio e de curto prazo.
Questão 4: CESPE – Ag Adm (SUFRAMA)/SUFRAMA/2014
Assunto: Funções Administrativas
Acerca das funções e do processo da administração, julgue o item que se segue.
Definir a missão da organização, designar as pessoas, dividir o trabalho e definir e controlar o desempenho são funções da administração relacionadas, respectivamente, ao planejamento, à organização, à direção e ao controle.
Questão 5: CESPE – TA (ICMBio)/ICMBio/2014
Assunto: Funções Administrativas
As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.
Questão 6: CESPE – OCE (TCE-RS)/TCE-RS/Classe A/Oficial Instrutivo/2013
Assunto: Funções Administrativas
A respeito do processo administrativo relacionado às funções, estrutura e cultura organizacionais, julgue o item subsequente.
O planejamento, como função administrativa, envolve a identificação, a análise, a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, visando ao alcance de resultados.
Questão 7: CESPE – TA (ANS)/ANS/2013
Assunto: Funções Administrativas
Julgue o item a seguir, relativo a administração e gestão de pessoas nas organizações.
Ao se certificar de que a organização está seguindo o rumo de seus objetivos, o gestor pode planejar e organizar os recursos para alcance da estratégia organizacional.
1) Certo 2) Errado 3) Certo 4) Errado 5) Certo 6) Errado 7) Errado
Referenciais:
Teoria
Introdução a Teoria Geral da Administração – Chiavenato – 4ª Edição, Editora Makon Books.
Publicado originalmente no Blog admparaconcursos.wordpress.com