Administração: conceito e importância

Bem vindo ao Administração para concursos, nesse post vamos abordar Administração: conceito e importância.

Vamos estudar aqui por resumos breves e algumas questões. Você pode ler os posts durante o seu preparo ou deixar para a semana do concurso, caso essa não seja uma matéria que você irá priorizar.

Vamos direto ao assunto:

Conceito de Administração:

Segundo Chiavenato:

A administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais – humanos, materiais, financeiros, informação e tecnologia – para alcançar objetivos e atingir desempenho excepcional. Provavelmente não haja conceito mais importante para a administração do que os objetivos a serem alcançados.

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. No fundo, a administração é um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem com eles alcançados.

O conceito de Administração atualmente é considerado como Planejar, Organizar, Dirigir e Controle – PODC – recursos organizacionais para atingir objetivos (também) organizacionais.

Esse é o conceito que você tem de levar para a prova, mas vamos explicar melhor isso tudo. Se você analisou direitinho o edital do TCU pôde perceber que  o “PODC” está especificado como itens de conhecimento do seu edital assim vamos detalhar nos próximos posts esses conceitos, mas para que você possa entender elenco esses conceitos abaixo de forma muito resumida:

Planejar: significa definir o que a organização pretende fazer no futuro, ou seja define seus objetivos.

Organizar: significa atribuir tarefas e agrupamentos de tarefas em departamentos e alocar recursos para a realização dessas tarefas.

Dirigir: significa o poder de dar ordens e cobrar resultados, modernamente significa influenciar e motivar as pessoas para alcançarem resultados.

Controlar: significa acompanhar e monitorar o desempenho organizacional, ou seja, verificar se o que foi planejado, organizado e dirigido esta ocorrendo.

Importância da Administração

A importância da Administração se dá em função de alguns aspectos, principalmente:

  • as principais atividades da vida em sociedade são realizadas por organizações,
  • as organizações têm como propósito beneficiar a sociedade e aos seus clientes, por meio da entrega de serviços ou produtos (agregar valor à sociedade)
  • para que as organizações sejam bem sucedidas as organizações devem ser administradas.

Pense na última vez em que você foi mal atendido em um estabelecimento ou que comprou um produto que não tinha as características prometidas, essas situações refletem bem a importância da Administração.

Aqui cabe uma ressalva, Maximiano ressalta que há algumas organizações não estão tão preocupadas assim com o bem da sociedade, ele destaca que organizações criminosas também são consideradas como “empresas” e são administradas. Se você pensou que a visão acima era muito romântica, está certo! Entretanto, são essas ideias que você deve levar para a prova.

Vou ficando por aqui! Espero que tenham gostado desse conteúdo, mas antes de passar para o próximo assunto do seu edital faça as questões abaixo e caso tenha dúvida discutimos nos comentários do post.

1 – (2014/ICMBIO/CESPE) 20Q380903

A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração.

2 – (2014/ICMBIO/CESPE) 24Q380912

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que as organizações desempenhem as suas atividades conforme prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar.

3 – (2014/SUFRAMA/CESPE) 35Q369460

Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens que se seguem.

Definir a missão da organização, designar as pessoas, dividir o trabalho e definir e controlar o desempenho são funções da administração relacionadas, respectivamente, ao planejamento, à organização, à direção e ao controle.

GABARITO: E, C, E

REFERÊNCIAS:

CONTEÚDO: Chiavenato, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 2ª reimpressão. ISBN 978-85-352-3771-9 (p. 03-29)

Publicado por

Guilherme

- Administrador pela Universidade de Brasília - UnB - Servidor público federal no cargo de Analista Administrativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviários. - Foi coordenador de cursos a distância na ENAP, na área de educação, cargo Técnicos em Assuntos Educacionais. - Atuou ainda no IRBr - Instituto Rio Branco, Banco de Brasília - BRB e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos mediante aprovação em concursos públicos - Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada. - Especialista em Gestão e Regulação pela FGV (cursando)

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