Fichamento Escolas da Administração – Clássica

Conceito

  • Estudo científico (método) da administração com ênfase na estrutura da organização para alcançar eficiência

Estrutura

  • Funções básicas da empresa: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábil, administrativas
  • Conceito de administração (elementos/funções da administração) e : prever, organizar, comandar, coordenar, e controlar.
  • Princípios gerais de administração para Fayol:
  • Divisão do trabalho: o de tarefas de pessoas para aumentar a eficiência
  • Autoridade e responsabilidade: poder de dar ordens esperar obediência
  • Disciplina: obediência e respeito aos acordos estabelecidos
  • Unidade de comando: cada empregado recebe ordens de apenas um superior (autoridade única)
  • Unidade de direção: um plano para cada conjunto de atividades que tem o mesmo objetivo
  • Subordinação dos interesses individuais aos gerais: interesse da empresa sobrepõe interesses particulares
  • Remuneração do pessoal: justa e garantida satisfação em termos de retribuição
  • Centralização: concentração da autoridade do topo da hierarquia
  • Cadeia escalar: linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo seguindo o princípio do comando 
  • Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
  • Equidade: amabilidade justiça para lealdade do pessoal
  • Estabilidade do pessoal: a rotatividade é prejudicial, quanto mais tempo a pessoa no cargo melhor para empresa
  • Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas
  • Conceito de assessoria (staffing): preparar e treinar o pessoal e manter condições favoráveis de trabalho
  • Conceito de coordenação: reunião, unificação e harmonização de toda atividade organizacional

Principais autores

  • Fayol (1841-1925), Urwick (1891-1983), Gulick (1892-1993)

Quando e onde

  • Europa segunda década do século XX

Contexto

  • Era industrial
  • Estabilidade
  • Previsibilidade
  • Conservantismo
  • Rotina
  • Especialização 
  • Método cartesiano

Características

  • Administração como ciência
  • Teoria da organização: a preocupação com estrutura, forma e disposição das partes que constituem organização, assim como o interrelacionamento entre as partes
  • Divisão do trabalho especialização: vertical e horizontal
  • Coordenação: reunião, unificação e harmonização de toda atividade
  • Comparação com a teoria das relações humanas:
  • Tratar a organização como máquina
  • Enfatiza as tarefas ou a tecnologia
  • Inspirada em sistemas de engenharia
  • Autoridade centralizada
  • Linhas claras de autoridade
  • Especialização e competência técnica
  • Acentuada divisão do trabalho
  • Confiança nas regras e nos regulamentos
  • Clara separação entre linha e staff 

Avaliação/crítica

  • Abordagem simplificada
  • Extremo racionalismo
  • Ausência de trabalhos experimentais
  • Teoria da máquina
  • Abordagem incompleta da organização
  • Abordagem de sistema fechado

Publicado por

Guilherme

- Administrador pela Universidade de Brasília - UnB - Servidor público federal no cargo de Analista Administrativo da Agência Nacional de Transporte Aquaviários. - Foi coordenador de cursos a distância na ENAP, na área de educação, cargo Técnicos em Assuntos Educacionais. - Atuou ainda no IRBr - Instituto Rio Branco, Banco de Brasília - BRB e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos mediante aprovação em concursos públicos - Especialista em Gestão Pública pela AVM Faculdade Integrada. - Especialista em Gestão e Regulação pela FGV (cursando)

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