Conceito
- Abordagem das ciências do comportamento sobre organização com ênfase nas pessoas, organizações como sistemas cooperativos, no processo decisório e no contexto organizacional de forma explicativa e descritiva
Estrutura
- Novas abordagens sobre motivação
- Hierarquia das necessidades de Maslow: teoria necessidades humanas organizadas em níveis, hierarquia de importância de influenciação: necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima, necessidade de autorealização
- Teoria dos dois fatores de Herzberg: separar os dois fatores que orientam comportamento das pessoas: fatores higiênicos (extrínsecos) fatores motivacionais (intrínsecos)
- Estilos de administração
- Teoria X e teoria Y, McGregor: dois estilos opostos e antagônicos de administrar, teoria X – concepção tradicional de administração baseada em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano; teoria Y – moderna concepção de administração de acordo com a teoria comportamental, baseia-se em concepções imprimir essas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana
- Sistema de administração, Likert: proposição de quatro estilos de administração e de acordo com as circunstâncias e situações, com base em quatro variáveis processo decisório, sistema de comunicação, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições
- Sistema 1: “autoritário coercitivo”, sistema autocrático, forte, coercitivo, arbitrário; controla rigidamente tudo que ocorre dentro da organização
- Sistema 2: “autoritário benevolente”, constitui uma variação atenuada do sistema 1, mais condescendente e menos rígido
- Sistema 3: “consultivo”, sistema participativo e menos arbitrário
- Sistema 4: “participativo”, sistema mais democrático e aberto
- Processo decisório: a teoria das decisões (Hebert Simon) explicação do comportamento humano nas organizações com base no sistema de decisões
- Comportamento organizacional: estuda tanto a dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas
- Teoria do equilíbrio organizacional: equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em remunerar seus participantes e motivá-los a continuar fazendo parte da organização, permitindo com isso sua sobrevivência
- Teoria da aceitação de autoridade, Barnard: contrapõe à teoria clássica, identificou que, as vezes, a autoridade é inefetiva, as ordens não são cumpridas, a pessoa obedece decidindo entre alternativas de obedecer ou não se a obediência traz as vantagens que deseja ou se a desobediência lhe trás desvantagens que deseja evitar
- Conflito entre objetivos organizacionais e individuais: existe um inevitável conflito entre o indivíduo e a organização devido a incompatibilidade entre a realização, É possível a integração entre os objetivos pela administração
- Negociação ou barganha: processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências ou interesses diferentes, lados opostos com interesses conflitantes
- Novas proposições sobre liderança:
- Liderança transacional: líderes extremamente eficientes em dar às pessoas algo em troca de seu apoio ao trabalho, fazem com que seus seguidores sejam valorizados, apreciados e recompensados
- Liderança transformadora: líderes preocupados em criar uma visão e que conseguem levar as pessoas em direção a essa visão
- Estilos de liderança, Likert
- Autoritário explorador: gerência baseada na punição e no medo
- Autoritário benevolente: gerência baseada na hierarquia com mais ênfase na “cenoura” do que na “vara”
- Consultivo: comunicação vertical descendente e ascendente com maioria das pessoas vindas do topo
- Participativo: processo decisório grupo de trabalho
Principais autores
- Herbert Alexander Simon
- Chester Bernard
- Douglas McGregor
- Rensis Likert
- Chris Argyris
- Abraham Maslow
- Frederirick Herzberg
- David McClelland
Quando
- 1947
Onde
- EUA
Características
- Oposição a teoria das relações humanas
- Desdobramento da teoria das relações humanas
- Crítica teoria clássica
- Incorporação da sociologia da burocracia
Análise crítica
- Ênfase nas pessoas
- Abordagem mais descritiva e menos prescritiva
- Profunda reformulação da filosofia administrativa
- Dimensões bipolares da teoria comportamental
- Relatividade das teorias da motivação
- Influência da ciência do comportamento sobre administração
- Organização como um sistema de decisões
- Análise organizacional a partir do comportamento
- Visão tendenciosa